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Monday, November 19, 2007

Gemüt

Página 48, nota dos tradutores Valerio Rohden e António Marques:

Kant adota o termo Gemüt, do qual fornece em ocasiões diversas equivalentes latinos animus e mens, para designar o todo das faculdades de sentir, apetecer e pensar e jamais só unilateralmente, como se fez depois dele, a unidade do sentimento (equivalente a Herz e timós). Ele adota Gemüt preferencialmente a Seele (anima) pela sua neutralidade face ao sentimento metafísico dessa última. A tradução desse termo por "ânimo" e não por "mente" oferece a vantagem de não o reduzir, por outro lado, nem às faculdades cognitivas nem à atual "philosophy of mind", entendida como filosofia analítica do espírito. Em muitas traduções e principalmente entre os franceses prevalece a tendência a confundir Gemüt (ânimo, faculdade geral transcendental) com Geist (espírito, faculdade estética produtiva) e Seele (alma, substância metafísica). Segundo Kant, o próprio esprit francês situa-se mais ao lado do Geschmack (gosto), enquanto Geist situa-se mais ao lado do gênio. O termo "ânimo", que em português tem menor tradição no seu sentido especializado, tendendo a confundir-se com disposição e coragem (Mut) tem também o sentido de vida (seu sentido estético). Originalmente em latim ele teve o mesmo sentido de complexo de faculdades do Gemüt, o qual contudo o termo alemão expressa melhor: muot no ahd (antigo alto alemão) significou já faculdade do pensar, querer e sentir; o prefixo ge é por sua vez uma partícula integradora que remete às partes de um todo; daí que gemüte tenha tomado no mhd (médio alto alemão) esse sentido originário de totalidade das faculdades. A perplexidade causada pelo abuso do sentido desse termo, já denunciado por Goethe, deve-se em grande parte ao fato de o prórpio Kant pouco ter-se preocupado em aclará-lo.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo; tradução de Valerio Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

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